sábado, 11 de fevereiro de 2012

A Graça de Deus! Um Favor imerecido!

A salvação do homem é vista pelas religiões do mundo inteiro apenas de dois modos: o homem é salvo pelos seus méritos ou pela graça de Deus. A salvação é um caminho aberto pelo homem da terra ao céu ou é resultado do caminho que Deus abriu do céu à terra. O homem constrói sua própria salvação pelo seu esforço ou recebe a salvação como dádiva imerecida da graça divina. Não existe um caminho alternativo nem uma conexão que funde esses dois caminhos. É impossível ser salvo ao mesmo tempo pelas obras e pela graça; chegar ao céu pelo merecimento próprio e ao mesmo tempo através de Cristo. 

A soberana graça de Deus é o único meio pelo qual podemos ser salvos:

A graça de Deus é um favor concedido a pecadores indignos
A graça de Deus é concedida não àqueles que se julgam merecedores,
mas àqueles que reconhecem que são pecadores.
A graça de Deus não é o resultado das obras, mas as obras são o resultado da graça. 
A graça de Deus é recebida pela fé e não por meio das obras.

A graça salvadora é aquela que vem sobre o homem, “morto em seus delitos e pecados'' incapaz de ter qualquer reação em relação a tudo que diz respeito a Deus  para “vivificá-lo juntamente com Cristo'' (pela graça sois salvos) É a graça que confere salvação.

Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas . (Ef 2.8-10).
Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós. (Romanos 5:8)