quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Para que viver se Deus não se importa comigo?




A bíblia fala de um homem que perdeu tudo - filhos, dinheiro, bens etc. - e cuja mulher insistia para que amaldiçoasse a Deus e morresse. Porém esse homem jamais cogitou atentar contra a própria vida, desejando morrer, mas apenas que Deus tirasse sua vida.

O nome dele era Jó e é até hoje um exemplo de sofrimento e paciência para nós. Sua história se encontra na Bíblia. Acredite... Deus não está alheio aos nossos problemas. 


Jesus veio primeiramente para o que era seu (os judeus), mas os seus não o receberam. O primeiro caráter de sua vinda é de Rei dos Judeus, portanto ao curar TODOS os enfermos, ressuscitar mortos, tirar dinheiro até da boca do peixe e multiplicar pães ele estava mostrando como seria o seu Reino. Porém tudo parou aí quando foi rejeitado e passou a buscar outro povo, a Igreja, cuja fundação acontece em Atos 2.

Para o povo do reino dos céus Ele prometeu nada mais, nada menos do que tribulação neste mundo. Então, quando estamos atribulados, estamos simplesmente vendo que a promessa de Cristo para nós não falhou.

João 16:32-33 Eis que chega a hora, e já se aproxima, em que vós sereis dispersos, cada um para sua casa, e me deixareis só, mas não estou só, porque o Pai está comigo. Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. 

Se você estava procurando paz neste mundo, perdeu seu tempo olhando para o lugar errado. A paz está em Jesus. Se procurava por bênçãos neste mundo, também estava olhando para o lugar errado. As bênçãos prometidas estão nos céus.

Efésios 1:3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo;

Se buscava poder e prosperidade aqui, então não foi a promessa de Jesus que ouviu, mas a do diabo na tentação do deserto.

Lucas 4:5-7 Então o Diabo, levando-o a um lugar elevado, mostrou-lhe num relance todos os reinos do mundo. E disse-lhe: Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser; se tu, me adorares, será toda tua.

Mas você fala de vitória, caso contrário ameaça encerrar seus dias nesta vida, o que o levaria imediatamente diante dAquele do qual não podemos fugir. Jó, no final, depois de levar uma bronca de Deus (como eu levei quando desafiei a Deus pouco antes de minha conversão), só foi capaz de dizer:

Jó 42:5-6 Com os ouvidos eu ouvira falar de ti; mas agora te vêem os meus olhos. Pelo que me abomino, e me arrependo no pó e na cinza. 

Este é o lugar onde realmente começamos nosso relacionamento com Deus: arrependidos no pó e na cinza. Como eu já disse, a visão distorcida do que é a vitória (que suponho tenha recebido nessas igrejas de telepregadores) fez com que você perdesse de vista como foi a vida "vitoriosa" dos discípulos do Senhor. Paulo dá uma relação das "vitórias" que teve por crer em Cristo:

2Co 11:23-33 são ministros de Cristo? falo como fora de mim, eu ainda mais; em trabalhos muito mais; em prisões muito mais; em açoites sem medida; em perigo de morte muitas vezes; dos judeus cinco vezes recebi quarenta açoites menos um. Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágiouma noite e um dia passei no abismo; em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha raça, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome sede, em jejuns muitas vezes, em frio nudez. Em Damasco, o que governava sob o rei Aretas guardava a cidade dos damascenos, para me prender; mas por uma janela desceram-me num cesto, muralha abaixo; e assim escapei das suas mãos. 

Certamente Paulo não se enquadra na imagem que os falsos pregadores querem vender, de um cristão bem sucedido com três BMW na garagem de sua mansão. Depois de uma vida de "sucessos" como os que descreveu, Paulo foi tirado de sua masmorra para ser decapitado.

Portanto, sugiro duas coisas: primeira, que procure esquecer tudo o que ouviu por aí em termos de "evangelho". Deus não oferece uma salvação de problemas, Ele oferece uma salvação dos pecados, a libertação do juízo eterno que Deus fatalmente irá determinar sobre os que morrerem na incredulidade.

Em segundo lugar, volte-se para Cristo apenas. Fale com Ele (eu sei, você já falou), coloque-se diante dEle não como alguém que tem demandas e exigências. Não temos qualquer direito de tê-las diante de Deus. Ele 
não abandonou você, como não abandonou Jó. Ele tem algo para você no final de tudo que não poderá entender por enquanto. Geralmente não percebemos, quando lemos o livro de Jó, os primeiros dois capítulos, explicam a origem de seu sofrimento e suas provas.